Alpestre, 20 de Fevereiro de 2018
Nosso Município

Localiza-se na latitude 27°14'56" sul e longitude 53°02'06" oeste, estando à altitude de 467 metros. A população estimada em 2016/IBGE era de 7.533 habitantes. Possui uma área de 324,98 km². É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que faz divisa fluvial com o estado de Santa Catarina. Faz parte da Microrregião de Frederico Westphalen, estando a aproximadamente 433 km da capital Porto Alegre.

Na localidade do Porto Santa Lúcia está localizada a curva do rio Uruguai. A curva marca o ponto extremo norte do rio e também do estado. No local está o monumento do Ponto Extremo Norte, que delimita o ponto mais setentrional do estado do Rio Grande do Sul.

Em razão de uma certa semelhança com os Alpes suíços (Suíça), o falecido político Vicente de Paula Dutra, primeiro prefeito de Iraí, sugeriu o nome de Alpestre para a nova cidade. Alpestre tornou-se conhecida também por uma grande festa, a Oktoberfest, iniciada por volta do ano de 1998. Um dos pontos turísticos do município é a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.



Fonte: Wikipédia