Alpestre, 23 de Janeiro de 2019
III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Sexta - Feira, 07 de Dezembro de 2018
Evento aconteceu em Alpestre no início desta semana.
No dia 03 de dezembro foi realizada a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Alpestre, a qual foi realizada pelo CMDCA e que teve como tema central a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, a qual tem como objetivo debater a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência contra as crianças e adolescentes, estimular o diálogo e discussão sobre a garantia de políticas sociais e garantir que elas possam participar das discussões e deliberações  de políticas públicas em todas as esferas, formas de ampliar os recursos destinados as crianças e adolescentes nas diversas áreas do governo, propor uma análise sobre o impacto dos espaços de participação social no fortalecimento da própria democracia.

Pela parte da manhã tivemos a palestra referente ao tema da conferência com a Dra. Claudia Formolo Hendler, promotora de justiça da cidade de Farroupilha, participaram da palestra o Prefeito Municipal o Sr. Jânio José Schenal, o Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Rudimar Argenton, secretários da Assistência Social e Educação do município, membros do CMDCA, Conselheiras Tutelares, assistentes sociais, Diretores, professores, alunos das Escolas Municipais e Estaduais, alunos da Casa Familiar Rural e comunidade em geral. A tarde os participantes foram divididos em  grupos onde foram trabalhados os 5 Eixos Temáticos, onde foram definidas propostas locais, além de discutir a realidade do setor e avaliar alternativas de ações. As políticas públicas precisam ser construídas pelos jovens e é importante possibilitarmos a eles que tenham voz e atuem como protagonistas dos seus direitos, afinal, ninguém melhor do que esse público para nos mostrar como eles sentem a oferta dos serviços públicos em nosso município.

A prevenção da violência é o melhor remédio, mais eficiente e menos oneroso. Precisamos proteger as crianças e adolescentes que sofrem, ser o elo delas com o mundo de uma forma segura, para que atinjam o pleno desenvolvimento.
Fonte: PREFEITURA DE ALPESTRE