Alpestre, 27 de Maio de 2018
A importância de separar o lixo
Sexta - Feira, 23 de Fevereiro de 2018
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada.

Por isso que cada município tem a obrigação de implementar a coleta seletiva, que é uma parte de ações em conjunto com o aterro sanitário onde é enviado os resíduos sólidos recolhidos em cada cidade.

No município de Alpestre existe uma Comissão Municipal que trabalha na conscientização da população para fomentar boas práticas na coleta seletiva, na separação dos resíduos sólidos e na compostagem da parte orgânica. Os resíduos sólidos recolhidos no município são levados até o aterro sanitário de Trindade do Sul – Conigepu.

A Conigepu (Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública) é uma empresa pública que tem por objetivo principal realizar a triagem, compostagem e destinação final, dos resíduos sólidos urbanos dos municípios associados.

Algumas ações que já foram feitas no município e que estão sendo desenvolvidas pela Comissão Municipal além de palestras, são conversas com agentes de saúde, escolas, população em geral, bem como, aquisição por meio do Conselho do Meio Ambiente de composteiras – sistema desenvolvido pela Emater e que serão distribuídas na cidade.
Com a composteira é possível transformar o lixo orgânico em adubo e ainda contribuir para um ambiente saudável.

Como separar o lixo doméstico?

- Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.