Cultura - Quinta-feira, 04 de Julho de 2019

Dia de Campo sobre Viticultura ocorre em Alpestre

04/07/2019 Com intuito de qualificar os produtores de uva, ocorreu na quarta-feira, 03, em Alpestre o dia de campo sobre viticultura. Os cerca de 130 agricultores presentes no encontro, durante todo o dia tiveram a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos ligados ao tema da viticultura. Entre os assuntos o controle de pragas como a cochonilha e pérola da terra, duas pragas de extrema importância na atividade, pois seu ataque proporciona sérios danos aos pomares e prejuízos aos produtores. Também foi abordado sobre o manejo da poda para evitar aparecimento de doenças de lenho na videira. Durante o dia o engenheiro agrônomo da Emater do município de Sarandi Jorge Buffon e o engenheiro agrônomo e professor da UNOCHAPECÓ Gelso Marchioro abordaram o tema manejo nutricional das videiras com objetivo de qualificar a aplicação e uso de fertilizantes nos vinhais, visando melhorar a produtividade destas áreas. Outro assunto abordado foi a rastreabilidade vegetal de produtos destinados a consumo in natura, assunto este trabalhado pela Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai – ADEMAU, e, por fim, houve por parte dos agentes financeiros de ALPESTRE, Sicredi e Banco do Brasil a apresentação do plano safra 2019/2020. O Dia de Campo foi realizado em parceria entre Escritório Municipal da Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, Abatecimento e Meio Ambiente de Alpestre, com apoio do Sicredi, Banco do Brasil, Cooperativa A1, Cooperativa Extremo Norte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alpestre e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER.