Administração - Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019

Estudo da Realidade Rural é pauta de encontro

05/09/2019 No dia 30 de agosto, esteve na Prefeitura Municipal de Alpestre, a Professora Cristiane Tonezer da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, acompanhada de um aluno do curso de agronomia, onde na oportunidade conversaram com o Prefeito Municipal Dr. Valdir José Zasso sobre o curso de agronomia e sobre uma disciplina chamada "Estudo da Realidade Rural", a qual tem como objetivo: Entender os processos e transformações sociais, econômicos, ambientais, tecnológicos, dentre outros no meio rural a partir de um município estudado; Desenvolver a capacidade propositada para as limitações e potencialidades identificadas; Contribuir para o desenvolvimento da habilidade investigativa como práxis profissional. Nesta disciplina a turma de alunos e professores escolhem um município para realizar o estudo da realidade rural, fazendo um diagnóstico no município e posteriormente elaboram propostas de desenvolvimento rural. No semestre seguinte, o município é novamente contatado para analisar a possibilidade da realização do Estudo de Vivência Ativa (EVA), em que os alunos da Agronomia ficam residindo 15 dias nas propriedades rurais do município, para conviver com os agricultores a fim de compartilhar conhecimento com os mesmos. Neste semestre o município de Alpestre recebe a visita dos acadêmicos para realização dessa intervenção, que acontece por meio da parceria entre Universidade, órgãos públicos e comunidade. Estiveram também presentes no encontro o Vice-Prefeito Rudimar Argenton, o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Gilmar Matias da Silva e representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alpestre David Gabineski.