Administração - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023

Mutirão de castração é realizado em Alpestre

29/11/2023 O município de Alpestre em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizou no sábado dia 25 de novembro de 2023 o primeiro mutirão de Castração de cães e gatos de rua ou semi domiciliados. O projeto tem o objetivo de diminuir a crescente população de animais abandonados nas rua e sujeitos a maus tratos. Para essa ação foi contratada por meio de licitação publica uma empresa com equipe técnica especializada em castrações de cães e gatos, a empresa deslocou a sua unidade móvel e uma grande equipe de profissionais até o município de Alpestre, onde realizou 97 castrações de fêmeas em um único dia. Todos os animais que passaram pelo procedimento receberam microchips de identificação. A seleção do beneficiados pelo projeto foi feita através do cadastro único do município, e pelos animais assistidos pelos protetores de animais de Alpestre. Os protetores voluntários foram de suma importância para o evento acontecer, pois fizeram o transporte e acompanhamento de diversos tutores e animais. A Médica Veterinária Nubia da Rocha Norbach responsável pelo projeto, comenta que a realização de um grande número de castrações em curto período de tempo é a forma mais eficaz de realizar o controle populacional de animais no município. E ressalta a importância do município implantar esse tipo de ação em seu orçamento anual por se tratar de uma questão de saúde pública.