Alpestre, 15 de Dezembro de 2018
Recolhimento de resíduos será realizado nas comunidades do interior do município de Alpestre.
Segunda - Feira, 24 de Setembro de 2018
Ação acontecerá no mês de outubro
Uma grande ação ambiental voltada ao recolhimento de resíduos nas Comunidades do interior do Município de Alpestre será realizada em parceria entre o Departamento Ambiental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Trânsito e Emater de Alpestre.

Primeiramente, serão realizadas reuniões em algumas Comunidades para divulgação dessa ação ambiental e para repassar informações e orientações quanto ao funcionamento dessa campanha, roteiros de recolhimento nas Comunidades, o que será e não será recolhido e também conscientizar os moradores quanto ao destino correto dos resíduos.
 
ROTEIRO DAS REUNIÕES NAS COMUNIDADES

01/10/2018 - Volta Grande - 09:00 horas
02/10/2018 - Encruzilhada Gaúcha - 09:00 horas
05/10/2018 - Barra Grande - 08:30 horas
Farinhas - 10:00 horas
09/10/2018 - São Roque - 08:30 horas
Sertãozinho - 10:00 horas
16/10/2018 - Saltinho do Café - 08:30 horas
Santa Terezinha - 10:00 horas
18/10/2018 - Dois Marcos - 08:30 horas
Lagoa da Turca - 10:00 horas
25/10/2018 - Lajeado Carneiro - 09:00 horas
* Nesse primeiro momento realizaremos as reuniões nessas Comunidades. Os moradores das demais Comunidades deverão participar das reuniões na Comunidade mais próxima.
 
 
ROTEIRO DE RECOLHIMENTO DE LIXO NAS COMUNIDADES E OS PONTOS DE COLETA
MÊS DE OUTUBRO

09/10/2018 - Terça - feira: Porto Santa Lúcia (Ponto de coleta - Capela) - Volta Grande (Ponto de coleta - Salão) - Foz do Chapecó - Alto Alegre (Ponto de coleta - Igreja) - Dom José (Ponto de coleta - Escola) - Encruzilhada Dom José (Ponto de coleta - Escola);
11/10/2018 - Quinta - feira: Taquaruçu (Ponto de coleta - Escola) - Encruzilhada Gaúcha (Ponto de coleta - Igreja) - Barra Bonita (Ponto de coleta - Escola desativada) - Ponte Velha (Ponto de coleta - Escola);
16/10/2018 - Terça - feira: Barra Grande (Ponto de coleta - Ginásio) - Estreito (Ponto de coleta - Escola) - Farinhas (Ponto de coleta - Igreja Evangélica) - Gabreúva (Ponto de coleta - Salão) - Vila Alegre (Ponto de coleta - Salão);
18/10/2018 - Quinta - feira: São Roque (Ponto de coleta - Ginásio) - São Pedro e Lajeado D'Jalmo (Ponto de coleta - Escola Mocelin) - Sertãozinho (Ponto de coleta - Ginásio) - São Miguel (Ponto de coleta - Escola);
23/10/2018 - Terça - feira: Encruzilhada Spery (Ponto de coleta - Escola) - Saltinho do Café ( Ponto de coleta - Salão) - Lajeado das Taipas (Ponto de coleta - Salão) - Sanga Leonardo (Ponto de coleta - Salão) - Lajeado Tupi (Ponto de coleta - Escola);
25/10/2018 - Quinta - feira: Linha Singerski (Ponto de coleta - Escola desativada) - Sanga dos Terras (Ponto de coleta - Escola) - Santa Terezinha (Ponto de coleta - Salão) - Linha Barki (Ponto de coleta - Escola);
30/10/2018 - Terça - feira: Alto Feliz (Ponto de coleta - Encruzilhada do Aldo otfinoski) - Lajeado Canudos (Ponto de coleta - Salão) - Lagoa da Turca (Ponto de coleta - Escola) - Dois Marcos (Ponto de coleta - Salão) - Linha Riva (Ponto de coleta - Escola desativada) - Lajeado Carneiro e Lajeado Grande (Ponto de coleta - Armazém do João Matioski);
 

Orientações e informações:
- O caminhão passará pelas Comunidades, conforme roteiro e datas definidos, iniciando no turno da manhã. Lembrando que o lixo será coletado somente nos pontos de coletas estipulados, o lixo que for depositado em outros locais, não será recolhido.
- Os moradores das Linhas onde não haverá roteiro, devem encaminhar o lixo para o ponto de coleta da Comunidade mais próxima.
- Contamos com o apoio e colaboração de todos para recolher, classificar e encaminhar o lixo de sua propriedade para os pontos de coleta definidos.
- O lixo deverá ser acondicionado em sacos bem fechados e colocado no ponto de coleta no dia anterior ou no mesmo dia da coleta.
- Pedimos para que as Comunidades ao realizarem festas e promoções, se responsabilizem em recolher e armazenar o lixo seco até a próxima data de coleta.
- Pedimos aos proprietários de bares e mercados localizados nas Comunidades do interior que recolham, organizem e armazenem seu lixo, assim como nos ajudem a mobilizar a população a colaborar com a campanha de recolhimento do lixo.
- Pedimos aos usuários de transporte público (alunos e demais passageiros) para não jogarem lixo pela janela e nem deixarem lixo nas paradas de ônibus.
- Para que a campanha possa ser contínua, contamos com a colaboração de todos.
- Cada um é responsável pelo lixo que produz, todos temos o dever de cuidar do meio em que vivemos, se cada um fizer sua parte, juntos faremos muito mais e com certeza teremos um lugar melhor para vivermos.
 

O QUE NÃO SERÁ RECOLHIDO:
* Lixo orgânico
* Embalagens de agrotóxicos (devem ser destinados aos locais de compra ou campanha específica)
* Pilhas e baterias (papa pilhas em vários pontos na cidade e escolas do interior ou no Departamento Ambiental - Campanha específica)
* Lâmpadas fluorescentes (campanha específica)
* Eletrônicos (campanha específica)
* Eletrodomésticos e móveis em geral
* Latas de tinta e embalagens de solventes
* Pneus (campanha específica)
 
 

Parceria entre o Departamento Ambiental, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Trânsito e Emater de Alpestre.
 
Fonte: Prefeitura de Alpestre
FOTOS