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Alpestre, terça-feira, 01 de abril de 2025
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Atendimento: Horário de Atendimento ao público: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00
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Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.
CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO
CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO
A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar os cidadãos sobre os serviços prestados pela Ouvidoria Municipal, as formas de acesso a esses serviços, bem como, seu compromisso com a qualidade de atendimento.
O QUE É A OUVIDORIA MUNICIPAL? A Ouvidoria Municipal é um canal de comunicação entre o cidadão e a administração. Ela tem previsão na Lei Federal n° 13.460, de 26.06.2017, é regulamentada pela Instrução n° 1 da Ouvidoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União, de 05.11.2014.
SERVIÇOS OFERECIDOS: A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, que podem ser: sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias e encaminha à Secretaria competente ou ao responsável pela informação, que responderá no prazo legal.
AS MANIFESTAÇÕES SE CLASSIFICAM COMO:
a) Sugestão: através da sugestão você pode propor alguma ideia ou a formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública Municipal.
b) Elogio: através do elogio você pode demonstrar sua satisfação com algum serviço que foi prestado ou com o atendimento.
c) Solicitação: esta solicitação é o requerimento de adoção de alguma providência por parte da Administração.
d) Reclamação: meio em que você pode demonstrar sua insatisfação relativa a serviço público.
e) Denúncia: comunicação sobre ato ilícito, que deve ser encaminhado aos órgãos de controle interno ou externo para resolução.
DADOS NECESSÁRIOS PARA ENCAMINHAMENTO DE MANIFESTAÇÃO:
a) Nome completo;
b) CPF;
c) e-mail;
d) telefone
e) cidade/UF;
f) tipo de manifestação:
g) mensagem.
Caso seja uma denúncia e o manifestante não queira preencher todos os Dados Cadastrais, deverá apenas colocar um e-mail, para que a resposta possa ser encaminhada.
MEIOS PARA ENCAMINHAR A MANIFESTAÇÃO:
1) Site oficial do município: Preencha os Dados Cadastrais nos campos específicos solicitados.
2) E-mail institucional: Envie o Formulário de Manifestações, disponível no site oficial do Município de Alpestre/RS na aba “Ouvidoria”, preenchido para o e-mail ouvidoria@alpestre.rs.gov.br.
3) Pessoalmente: Compareça na Ouvidoria localizada na Prefeitura, Praça Tancredo Neves, nº300, centro, e preencha o Formulário de Manifestações físico ou faça sua manifestação, que será reduzida a termo, levando a assinatura do usuário.
ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DA MANIFESTAÇÃO:
1) RECEBIMENTO das manifestações, avaliação do conteúdo e, se necessário, reclassificação do tipo de manifestação;
2) ENTREGA DE RECIBO ou PROTOCOLO DE MANIFESTAÇÃO ao usuário contendo o prazo para a resposta;
3) ENCAMINHAMENTO ao setor responsável para resposta ou providência em até 20 dias, prorrogável uma única vez por igual período;
4) ENVIO DA RESPOSTA da decisão da administração ao cidadão (ciência) ou INFORMAÇÃO ao cidadão sobre os encaminhamentos, no caso de prorrogação do prazo;
5) ARQUIVAMENTO após conclusão das manifestações.
PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO: O prazo para resposta é de até 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, com justificativa. Se não for possível responder de forma conclusiva neste prazo, a Ouvidoria informará através de resposta intermediária o cidadão, os encaminhamentos feitos, podendo solicitar novas informações. A contagem do prazo será feita a partir do dia posterior ao pedido. O pedido feito após as 16:30 será considerado como realizado no dia útil seguinte, para fins de contagem do prazo. Se o prazo final cair em fim de semana ou feriado, será prorrogado para o dia útil seguinte.
CONSULTA À MANIFESTAÇÃO: Se você realizou sua manifestação pessoalmente ou por e-mail, pode entrar em contato direto com a Ouvidoria ou aguardar o prazo para resposta.
TEMPO DE ESPERA NO ATENDIMENTO: O atendimento se dará de forma imediata. No caso de haver mais pessoas para atendimento, será observada a ordem de chegada.
PRIORIDADES NO ATENDIMENTO Será proporcionado atendimento prioritário aos idosos (maiores de 60 anos), as gestantes e às pessoas com deficiência.
COMPROMISSO COM A QUALIDADE DE ATENDIMENTO: Poderão ser realizadas pesquisas de satisfação, a serem regulamentadas, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços, que levantarão:
a) a satisfação do usuário com o serviço prestado;
b) a qualidade do atendimento;
c) o cumprimento dos compromissos e prazos estabelecidos;
d) a quantidade de manifestações no período;
e) as melhorias da prestação dos serviços.
ACESSO À INFORMAÇÃO: Para fazer pedidos solicitando dados, documentos, arquivos, entre outros, existe o Portal de Acesso à Informação, canal específico disponível no sítio eletrônico do município, no menu Serviço ao Cidadão – Acesso a Informação. As solicitações de Acesso à Informação estão regulamentadas pela Lei Federal n° 12.527/2011 e Lei Municipal nº 1.769/12.
CONTATO: Ouvidoria: (55) 3796-1166 Ramal 38, e-mail: ouvidoria@alpestre.rs.gov.br
Sim
(55) 3796-1166
Não Informado!
ouvidoria@alpestre.rs.gov.br
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