Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Alpestre, sexta-feira, 07 de novembro de 2025 Telefone (55) 3796-1166

Atendimento Atendimento: Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 16:00

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Divulgação vencedores do VI Concurso de Educação e Cidadania – “Aprendendo a Ser Cidadão”

O concurso contou com duas categorias de participação


O Município de Alpestre realizou, na última semana, a culminância do VI Concurso de Educação e Cidadania – “Aprendendo a Ser Cidadão”, iniciativa que integra as ações do Programa de Educação Fiscal Municipal, com o objetivo de promover a reflexão sobre cidadania, ética, tributos e o papel social de cada cidadão.

 

O concurso contou com duas categorias de participação, envolvendo as escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental.

 

Na Categoria I – Escola (Projeto Interdisciplinar), as instituições foram avaliadas pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) por meio de visitas às escolas, onde apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo sobre o tema Educação Fiscal. A classificação final ficou assim definida:

- 1º lugar: EMEI Pingo de Gente

- 2º lugar: EMEF Professor Luiz Primo Balbinotti

- 3º lugar: EMEF Tiradentes

- 4º lugar: EMEF Treze de Maio

- 5º lugar: EMEF General Souza Netto

 

Já na Categoria II, as turmas dos 9º anos das escolas de ensino fundamental realizaram tarefas e apresentações com o tema “Economia: Trabalho e Educação Fiscal”, durante o I Seminário Regional de Educação Fiscal, realizado em Alpestre. A avaliação das apresentações foi feita pelos participantes do evento, que contou com representantes de municípios vizinhos, como Nonoai e Planalto.

 

As apresentações foram um sucesso, encantando a todos os presentes, especialmente a palestrante Giane Maria Zago, Analista Tributária da Receita Estadual, que destacou a relevância das temáticas trabalhadas pelos estudantes.

 

A classificação da Categoria II foi a seguinte:

- 1º lugar: Turma do 9º ano da EMEF Professor Luiz Primo Balbinotti

- 2º lugar: Turma do 9º ano da EMEF Tiradentes

- 3º lugar: Turma do 9º ano da EMEF Treze de Maio

- 4º lugar: Turma do 9º ano da EMEF General Souza Netto

 

As escolas classificadas receberão premiação em dinheiro, que será depositada diretamente na conta do CPM (Círculo de Pais e Mestres) de cada instituição, como forma de incentivo à continuidade das ações voltadas à educação fiscal, cidadania e valorização da gestão escolar participativa.

 

O Município de Alpestre parabeniza todas as escolas participantes pelo empenho, criatividade e comprometimento em promover a educação fiscal e cidadania dentro do ambiente escolar, fortalecendo valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

 

Em nome da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, do Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) e da Secretaria da Fazenda, registramos um especial agradecimento a todos os parceiros, escolas e servidores envolvidos na realização do concurso e do I Seminário Regional de Educação Fiscal, pelo apoio e dedicação que tornaram este evento um verdadeiro sucesso.

21 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 07/11/2025

Portal atualizado em: 06/11/2025 15:07:43

Município de Alpestre - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.