Prefeitura Municipal de Alpestre
Geral

Iniciada campanha de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens

11/02/2020

Iniciou na segunda-feira (10) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o público das crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos. A estratégia é destinada às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomada nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, consideradas com esquema incompleto. A estimativa é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença.

A estratégia é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas eram, na época (e continuam), as idades com mais casos confirmados.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

 

Ministério da Saúde*