Prefeitura Municipal de Alpestre
Geral

Campanha Não a Dengue

14/04/2021

A secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos os munícipes para que cada um faça a sua parte em relação à DENGUE.

Temos relatos que em municípios vizinhos está tendo um início de surto de dengue. O município de Alpestre já passou por isso e todos sabem das dificuldades de ter vários casos de dengue e, além disso, estamos passando por momentos complicados devido ao coronavírus, por isso ressaltamos a gravidade e a importância de redobrar os cuidados para as duas doenças.

Pedimos que nessa semana cada um faça uma limpeza em sua residência e seu terreno verificando se existe água parada com criadouro do mosquito da dengue, eliminando todos os lugares que contém acúmulo de água, o mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável.

 - Evite o acúmulo de água 

É importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

- Coloque tela nas janelas

Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue.

- Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

- Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

- Piscinas e aquários

Piscinas pode se tornar foco de dengue - por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Já no caso dos aquários, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos.

- Uso de Repelente 

O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos e é um método importante para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, porem, o uso de produtos industrializados, os repelentes caseiros como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessárias diversas reaplicações ao longo do dia o que muitas pessoas não costumam fazer.


Imagem: Divulgação/ Google