Prefeitura Municipal de Alpestre
Geral

Saiba como emitir o seu Certificado Nacional de Vacinação

12/11/2021
A função foi liberada pelo Ministério da Saúde e o Certificado pode ser emitido por meio do aplicativo “Conecte SUS”, disponível para download em todas as lojas de aplicativo de smartphones.
Passo a passo para emissão do certificado de vacinação
 1 – Antes de tudo, tenha o aparelho celular nas mãos. Acesse a loja de aplicativos oficial de seu sistema operacional e então busque por “Conecte SUS”. Possivelmente, o primeiro aplicativo que aparecerá como disponível é o que deverá ser instalado. Siga o procedimento padrão do sistema e realize o download.
Para fazer login no aplicativo, é preciso estar cadastrado no sistema do governo federal. O processo de credenciamento é bastante simples, você só precisa informar um e-mail de uso comum ou o número de seu CPF. Isso pode ser feito diretamente na página do app, sem a necessidade de acesso a um outro site.
 2 – Após o login realizado, tenha em mente de que, para a emissão do certificado de vacinação contra covid-19, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis após a data de vacinação para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso.
Dentro do app, dois tipos de documentos distintos podem ser emitidos: o certificado específico da campanha de vacinação contra a covid-19 e a carteira de vacinação
Para obter o certificado específico da campanha de vacinação contra a covid-19 , vá até a aba dedicada a “Vacinas”, localizada no menu lateral. Nela, você poderá visualizar todas as informações sobre os imunizantes, como lote e fabricante, além do local e data da aplicação das doses. Depois checar isso, basta seguir com a sua solicitação e clicar sobre “Certificado de Vacinação” — lembrando que essa opção só irá aparecer se todas as doses já tiverem sido aplicadas.
Automaticamente, o sistema emitirá o certificado em um QR Code, que poderá ser salvo em PDF.