Prefeitura Municipal de Alpestre
Geral

Programa Rede Bem Cuidar é pauta de encontro

14/09/2022

Ocorreu na terça-feira, 13 de setembro, a 1° Mostra de Experiências Exitosas, no auditório da Uri de Frederico Westphalen, promovida pela 2° Coordenadoria Regional de Saúde.

O encontro teve como pauta o programa “Rede Bem Cuidar”, programa este do governo do Estado do Rio Grande do Sul de incentivo para atenção primária à saúde. O programa voltado para os idosos, tem como objetivo de induzir a melhoria das práticas de saúde e o cuidado para o envelhecimento saudável, impactando na melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.

Durante o encontro, 10 municípios da região que tiveram ações exitosas no cuidado com o idoso, apresentaram seus trabalhos, incluindo o município de Alpestre. A Secretária Municipal de Saúde Auristela Barros, juntamente com a enfermeira Estela Brand apresentaram as atividades desenvolvidas pela equipe do ESF 4 no município.

No desenvolvimento do programa Rede Bem Cuidar, profissionais da saúde do município realizaram avaliações multidimensional, física e motora. Após as avaliações foram adquiridas faixas elásticas, bola cravo e bengalas que foram distribuídas para os idosos que apresentaram algumas necessidades.

A Secretaria Municipal de Saúde organizou turmas nas comunidades de Volta Grande, Barra Grande, Alto Feliz, Sertãozinho e Farinhas para praticarem atividades físicas. Nessa segunda etapa do projeto está sendo programadas acupuntura e práticas integrativas como ventosa, massagens e será instalada uma cabine para realizar audiometria.