Iniciou a execução da escavação de açudes referente ao Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural

10/05/2023

Através do Termo de Convênio FPE n° 0967/2022, celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Associação Riograndense de empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RS e o Município de Alpestre iniciou-se a execução das demandas do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, conforme Processo N° 22/1500-0001423-3.

Por meio do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS o município de Alpestre foi contemplado com a política pública de combate à estiagem com a construção de microaçudes, para agricultores familiares. Cada microaçudes contempla até 24 horas máquina por propriedade sendo o valor por escavação de até R$9.720,00.

A Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou em um primeiro momento as inscrições e conjuntamente com os técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar fizeram a vistoria nas propriedades inscritas para averiguar se estavam aptas.

No total serão construídos 11 microaçudes para agricultores familiares com foco na irrigação para fruticultura e bovinocultura de leite. A finalidade do programa é irrigação e a dessedentação animal, a fim de reduzir os efeitos da estiagem gerando a reserva de água de forma adequada sob o ponto de vista técnico e ambiental.

Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Matias da Silva, habilitar os agricultores o recebimento dos microaçudes só foi possível, pois o município buscou junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), participar do programa Avançar RS,  visando buscar alternativas para garantir a produção em anos de  estiagem, pois o objetivo do poder público municipal, através da Secretaria da Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente é fomentar as  diversas atividades agrícolas do município, bem como a irrigação como é o objetivo do convênio.