PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019

03/06/2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 05 de Junho de cada ano. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil, o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada na primeira semana do mês de  junho, que tem por finalidade promover a participação e a conscientização da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Dessa forma, o Departamento Ambiental está promovendo em parceria com a Emater de Alpestre e Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Turismo uma programação para a Semana do Meio Ambiente 2019, que acontecerá do dia 03 à 07 de junho de 2019, onde estão sendo convidadas as Escolas Municipais e Estaduais do Município e comunidade em geral para participarem. Segue programação em anexo.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - 03 A 07 DE JUNHO

03/06/2019 - Consulta Pública sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da UHE Foz do Chapecó. Promovido pela Foz do Chapecó Energia S.A;

Horário: 18:00 horas;

Local: Centro Municipal de Cultura;

05/06/2019 - Lançamento do Programa de Proteção de Fontes e Nascentes (realizado em parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente/ Departamento Ambiental, Secretaria de obras Públicas e Trânsito, Secretaria da Saúde e Saneamento, Secretaria de Assistência Social e Emater de Alpestre);

Horário: 09:00 horas;

Local: Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente;

07/06/2019 - Palestra com a Extensionista Social da Emater de Gramado dos Loureiros, Sra. Carmem Roncaglio Zanella. Com o tema "Destinação dos Resíduos Sólidos" e Amostra de artesanatos de resíduos recicláveis confeccionados pelas Escolas Municipais e Estaduais;

Horário: 08:30 horas; Local: Centro Municipal de Cultura;

13:30 horas; Local: Ginásio da Comunidade da Encruzilhada Gaúcha;

Conforme organização encaminhada para as escolas;

Público: Escolas Municipais e Estaduais do Município e população em geral que tenha interesse em participar;

03 a 07/06/2019 - Recolhimento de resíduos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias;

Horário: manhã das 08:30 às 11:00 horas e tarde das 13:30 às 16:30 horas;

Local: Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente;